lunes, septiembre 15, 2025
spot_imgspot_img

Últimos Posts

Portugal entre os países que lideram o turismo de bem-estar em 2025

No “Travel Trends Report 2025” do Mastercard Economics Institute (MEI) Portugal aparece em 12º lugar na lista de destino líderes em experiências de bem-estar e autocuidado, de acordo com o Índice de Viagens de Bem-Estar (Wellness Travel Index, WTI). Lisboa ainda aparece bem posicionada como destino para os “amantes da gastronomia”.

No mais recente relatório anual do Mastercard Economics Institute (MEI) – “Travel Trends Report 2025” – Portugal aparece em 12º lugar no ranking de destinos líderes em experiências de bem-estar e autocuidado.

No Índice de Viagens de Bem-Estar (Wellness Travel Index, WTI) a liderança pertence à Namíbia, África do Sul e Tailândia, onde os visitantes podem reconectar-se com a natureza em pousadas ecológicas imersivas ou encontrar serenidade em retiros de meditação.

No caso europeu, Portugal só é superado por Itália (6º), Áustria (8º) e Irlanda (11º), aparecendo à frente de destinos como Polônia (13º), Estônia (14º), Hungria (15º) ou Letônia (19º).

De resto, o relatório da Mastercard afirma que “os consumidores europeus estão priorizando motivações mais profundas e com maior valor pessoal para suas viagens, como a busca por conexão, bem-estar, aventura e experiências gastronômicas”. Esses fatores, guiados por objetivos pessoais e emocionais, continuam sendo “motores determinantes para viajar, mesmo em cenários de incerteza econômica”.

Embora os fatores macroeconômicos continuem a influenciar o comportamento dos viajantes, a Europa continua a se destacar como um importante centro de turismo global, com seu rico patrimônio culinário, paisagens diversas e ofertas de bem-estar atraindo viajantes de todo o mundo. No entanto, fatores não econômicos também pesam na hora de tomar uma decisão. A prevalência das redes sociais, onde muitos viajantes publicam imagens atraentes de cenários e refeições exóticas, incentivou outros usuários a criar suas próprias memórias, muitas vezes por medo de perder algo.

O mais recente relatório Economy Experience, também da Mastercard, também afirma que viagens, atividades ao ar livre e restaurantes estão no topo da lista de prioridades de gastos dos europeus em 2025, o que evidencia uma mudança para viagens baseadas em experiências e valores.

Mais de dois terços (70%) dos europeus afirma que a realização de atividades da lista de desejos é uma “prioridade máxima”. Nesse sentido, os dados analisados pelo MEI apontam que o turismo de bem-estar tem crescido significativamente nos últimos anos, apresentando-se como uma “fuga ao stress do quotidiano”.

“Essas viagens favorecem o relaxamento, a cura e um certo grau de indulgência, em vez de horários lotados ou aventuras cheias de adrenalina. Embora os retiros de ioga tradicionais e os spas de luxo continuem populares, o cenário do bem-estar está evoluindo, agora incluindo ofertas como clubes de longevidade e retiros focados no sono”, aponta o relatório da Mastercard.

Turismo esportivo é outra tendência

Com base em uma análise única de dados agregados e anônimos de transações e de fontes de dados de terceiros, o relatório conclui ainda que paixão pelo esporte impulsiona o turismo.

O MEI analisou as despesas em um raio de oito quilômetros do local da final da Liga dos Campeões, em Londres, nos cinco dias anteriores e posteriores ao evento, em junho de 2025. A vitória do Real Madrid sobre o Borussia Dortmund resultou em um aumento homólogo de 61% nos gastos alemães, superando o aumento global de 14%, enquanto os gastos espanhóis dispararam 148% em relação ao ano anterior, sugerindo que os torcedores comemoraram com extravagância.

Norte-americanos gostam de Portugal

A Mastercard analisou, igualmente, as cidades mais visitadas pelos mercados entre 2019 e 2024. Lisboa aparece destacada nesse ciclo em mercados como Canadá, EUA e Espanha.

No caso do Canadá, a Mastercard indica um crescimento de 80,3% no número de visitas de canadenses a Lisboa entre 2019 e 2024, colocando-se em 4º lugar nas preferências dos turistas desse mercado emissor.

Os EUA registraram um crescimento ainda maior que o Canadá, fixando-se no aumento de 86,7% entre 2019 e 2024, verificando-se que Lisboa ocupa o 9º lugar entre as cidades destino preferidas dos americanos.

No caso espanhol, Lisboa cresceu 33,8%, colocando a capital portuguesa em 6º no ranking de preferências dos espanhóis.

Para onde viajar neste verão e por quê

Os dados de reservas de voos revelam os principais destinos globais que estão ganhando força como pontos quentes para viagens entre junho e setembro. Tóquio está no topo da lista como o destino global mais procurado para o verão de 2025. Especificamente para os viajantes europeus, as principais cidades incluem Tóquio, Palma de Maiorca, Hurghada (Egito), Paris, Osaka, Pequim e Londres. Notavelmente, Tirana, na Albânia, viu o maior aumento de visitantes europeus entre 2019 e 2024 – liderados principalmente por turistas italianos –, tornando-a um dos destinos urbanos de crescimento mais rápido no continente.

Istambul, Cannes e Interlaken são as três principais cidades para os apreciadores internacionais de gastronomia. Com a popularidade crescente das viagens internacionais, medir o número mediano de nacionalidades presentes em cada restaurante por cidade dá uma ideia mais clara sobre os destinos gastronómicos mais globalizados. O MEI apurou que a Europa domina a lista de destinos que atraem os amantes da gastronomia internacional, de acordo com os seus gastos em 2024.

Os restaurantes de Istambul acolheram turistas de 67 países em 2024, o valor mais alto entre as 43 cidades analisadas. Outros seis destinos europeus – Cannes (França) e Interlaken (Suíça) com 64 nacionalidade, Barcelona (Espanha) com 60 nacionalidade, Dubrovnik (Croácia) com 59 nacionalidades e Mykonos (Grécia) com 57 nacionalidades – surgem também no top 10, atraindo visitantes de todo o mundo com os seus vibrantes cenários culinários.

Já Portugal aparece em 15º lugar, com os restaurantes de Lisboa acolhendo turistas de 50 nacionalidades.

Outra das tendências apontadas pela Mastercard são as aventuras nórdicas que ganham cada vez mais popularidade. Ao analisar os principais parques nacionais e a forma como o comércio local contribui para os gastos totais dos turistas, o MEI concluiu que o turismo de aventura está florescendo na região nórdica, onde os viajantes buscam a beleza natural das florestas, fiordes e a serenidade ao ar livre. A Finlândia se destaca nesse conjunto de países, com os parques nacionais representando 7,1% dos gastos transfronteiriços totais. Outros países europeus importantes com percentuais significativos de gastos associados a parques nacionais incluem Suíça, Polônia, França e Noruega.

Finalmente, as viagens de negócios parecem estar se tornando menos frequentes, mas mais longas. Segundo o MEI, as reservas de voos corporativos no Reino Unido indicam que a duração média das viagens de trabalho é agora maior do que no período anterior à pandemia. No caso dos viajantes norte-americanos, as viagens para a Europa aumentaram de 7,4 para 8,1 dias. Essa tendência também é vista entre os viajantes britânicos, com exceção das viagens para o Canadá e os EUA, que se tornaram mais curtas entre 2020 e 2025.

“O setor europeu de viagens continua a demonstrar uma resiliência notável”, diz Natalia Lechmanova, economista-chefe para a Europa do Mastercard Economics Institute. A responsável conclui ainda que, mesmo diante da incerteza econômica, observa-se uma “clara mudança entre os viajantes europeus, que passam a privilegiar experiências com significado pessoal e valor de longo prazo. Seja por meio de retiros de bem-estar, exploração cultural ou aventuras na natureza, os viajantes europeus estão priorizando viagens que se alinham com seus valores e aspirações individuais”.

Importa notar que o WTI não contabiliza viagens dentro de um mesmo país com fins de bem-estar, apenas viagens internacionais, o que provavelmente “subestima economias desenvolvidas e sobrestima países emergentes”, admitem as conclusões do relatório da Mastercard.

Latest Posts

No puedes perderte