spot_img
jueves, marzo 28, 2024

Últimos Posts

Vila dos Distritos acolhe visitantes no Pavilhão Nostra Gente da Festa da Uva 2019

Vila dos Distritos acolhe visitantes no  Pavilhão Nostra Gente da Festa da Uva 2019 

Dez localidades expõem artesanato e delícias típicas da região

        Caxias do Sul (RS) – Um dos espaços mais acolhedores do Parque de Eventos da Festa da Uva 2019 é a Vila dos Distritos, que fica logo na entrada do Nostra Gente (Pavilhão 2). Representada por 10 casas onde estão moradores das localidades e de regiões administrativas, a Vila tem em seu cenário, um moinho antigo, uma fonte e um poço, que permite que o público seja transportado ao interior de Caxias do Sul.

As casinhas de madeira ornamentadas e com os nomes das comunidades chamam atenção pela delicadeza. A simpatia e a hospitalidade dos moradores ao atender os visitantes são  marcas registradas do espaço. Os turistas se encantam com o artesanato e as delícias gastronômicas típicas da região que são comercializadas e simbolizam a localidade onde vivem. Uvas, cucas de uva, salame, queijo, biscoito e a polenta brustolada com queijo ou salame são atrações do espaço.

A aposentada Glicélia Siebeneichler, 70 anos, estava encantada com o moinho. “Viemos em um grupo de Lajeado e é a primeira vez que eu vejo como é um moinho. Esse espaço é muito lindo, lembra o interior”, afirmou. Natural de Forquilhinha (SC), Carlene da Silva Forgiarini, 52, analisava e fotografava cada detalhe da Vila. “Gosto desses espaços porque temos na nossa cidade a Festa das Origens que preserva as culturas italiana e alemã. Sempre faço pesquisas nas festas para levar as ideias para a minha cidade. E esta Vila é um encanto”, destacou.

Conheça um pouco mais sobre cada distrito ou região administrativa:

Criúva – Berço da Tradição Gaúcha: uva, sucos, geleias, conservas, comportas e queijo.

Fazenda Souza – A conquista da cultura com a chegada dos tropeiros: frutas in natura – morango, maçã, ameixas, uvas, sendo que a uva bananinha é uma das mais vendidas porque chama a atenção pelo formato.

Santa Lúcia do Piaí – geleias, pimentão doce, mini tomates, pão caseiro, queijos, salame, cucas recheadas e polenta brustolada. O prato com quatro fatias de polenta, queijo e salame, atrai visitantes que formam filas para ver como o “merendin” é feito e aproveitar para provar o prato que é vendido por R$ 10.

Vila Cristina – cucas, geleias de cana de açúcar, rapadura e açúcar mascavo.

Vila Seca – Berço dos Caxienses: artesanato em madeira, tapetes, camisetas, conservas de figo e doce de leite.

Vila Oliva – É bom viver aqui: biscoitos, cucas de uva, massas congeladas, agnoline, tortéi, pizzas, piem, queijos e maçã.

Ana Rech – Vila dos Presépios: pão colonial, salame, quadrinhos de parede, cesto de vime, artesanato em crochê, biscuit, macramê, fuxico, tapetes e cuias decoradas.

Desvio Rizzo – artesanato tricot, crochê, bijuterias, facas artesanais e artesanato em couro.

Galópolis – Mais do que um bairro, uma história: roupinhas de bebê, sapatinhos, casaquinhos, toalhinhas, tapetes, bolsas, travesseiro de viagem, almofadas, chinelos de lã, panos de parede, avental, puxa-saco e guardanapos.

Forqueta – Terra do Vinho: chapéus e bolsas de milho e trigo e peças para decoração. Na casa, da localidade onde vive a rainha da Festa da Uva 2019, os visitantes encontram bonecas que representam Maiara Perottoni e as princesas Milena Remus Caragnato e Viviane Piamolini Gaelzer. Há também uma homenagem ao Monumento ao Imigrante, que é símbolo da imigração italiana na cidade.

Fotos Vila dos Distritos (Créditos Leandro Araújo e Anderson Dalcin)     FOTO     FOTO     FOTO     FOTO     FOTO     FOTO     FOTO

Fotos Glicéria e Carlene (Crédito Aline Ecker)

 

Informações para a imprensa:

Ana Cristina dos Santos (51) 999947122

Aline Ecker (54) 99137-2992

Jocemar Zulian (54) 99629-3611

Four Comunicação (51) 3715-5961/3056-4403

Latest Posts

No puedes perderte