(Brasil).- A BRAZTOA é pioneira na disseminação da cultura de sustentabilidade junto às operadoras e à cadeia produtiva do turismo de lazer e, desde 2005, desenvolve as suas atividades institucionais e apoia os seus associados a atuarem de forma sustentável. Em 2011, foi criado o PROGRAMA BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE (PBS), cuja proposta é demonstrar os benefícios de incorporar a sustentabilidade à gestão das empresas, dando ênfase aos pilares sociocultural, ambiental e, sobretudo, econômico.
Aplica o conceito nas suas atividades e projetos, realiza capacitações, oficinas e publicações de referência, demonstrando às empresas quais são os benefícios e como podem incorporar a sustentabilidade à sua gestão e, por meio do maior prêmio de turismo sustentável do país, reconhece e dá visibilidade às melhores iniciativas de todo o setor. Em 3 anos de atividades, o PBS tem desenvolvido uma importante rede de relacionamentos, destacando as parcerias internacionais com a Travelife, que resultou na tradução e customização de requisitos europeus de sustentabilidade para a realidade brasileira, e com a Aliança Global para o Turismo Sustentável – iniciativa da ONU – Organização das Nações Unidas. Em 2013, mais 3 parcerias que já haviam aderido ao Programa em 2012, juntaram-se aos 20 associados.
Através da consultoria Sextante, estas empresas participaram de oficinas de trabalho em grupo e tiveram visitas em loco, que possibilitaram o desenvolvimento de uma política de Sustentabilidade com plano de ação, objetivos, metas e indicadores definidos. Atualmente, 80 dos 143 requisitos do programa Travelife estão sendo trabalhados.Outra ação de grande destaque no Programa é o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que teve sua 2º edição em novembro de 2013 para reconhecer as melhores práticas do mercado, contribuindo para a promoção do desenvolvimento sustentável do turismo brasileiro.
As empresas finalistas do 3º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade passaram por um criterioso processo de avaliação e por uma comissão julgadora, que contou com representantes do Senac São Paulo, Aliança Global para Turismo Sustentável (UNEP/ONU), Rainforest Alliance, Travelport, Ifaseg/QBE, SOS Mata Atlântica, PNUMA, Travelife, Centro de Turismo Alemão – DZT, Eccaplan, Rádio Estadão, Viagem e Turismo, Planeta Sustentável, Panrotas, Mercado & Eventos e Travel 3.