O Guia Michelin revelou sua nova seleção de restaurantes para 2025.
A equipe internacional de inspetores que visitou o país destacou como os chefs buscam preservar seu legado gastronômico e culinário, reinterpretando pratos clássicos com técnicas atuais, nunca se fechando para novas influências internacionais e promovendo matérias-primas nativas da mais alta qualidade.
Gwendal Poullennec, Diretora Internacional do Guia Michelin , afirma também, a este respeito: “Portugal está num caminho de crescimento, tornando-se gradualmente um destino gastronómico de referência para os amantes da alta gastronomia de todo o mundo”.
“O compromisso dos chefs com o país é absoluto, revelando, no Norte, um maior apego às receitas tradicionais do que no Sul, onde podemos falar de um encontro maravilhoso entre os sabores regionais portugueses e aqueles de paladar mais internacional. Por outro lado, a sustentabilidade continua a ganhar terreno, não só no sentido local, mas também em termos de excelência, que procura sempre descobrir para o comensal viajante as melhores matérias-primas das diferentes regiões do país”.
Todos os restaurantes com duas estrelas renovam a sua distinção
A renovação das oito distinções de duas estrelas em Portugal pelo Guia Michelin é considerada um sinal de que Portugal permanece estável na sua oferta.
Os restaurantes de duas estrelas em Portugal são: Alma (Lisboa), Antiqvvm (Porto), Belcanto (Lisboa), Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira), Il Gallo d’Oro (Funchal), Ocean (Porches), The Yeatman (Vila Nova de Gaia) e Vila Joya (Albufeira).
Novas estrelas
Os inspetores reconheceram mais oito restaurantes com esta distinção. Com eles, são agora 38 os estabelecimentos que “brilham com a cobiçada e exigente Estrela Michelin”.
A culinária vegana/vegetariana continua ganhando adeptos, e o chef brasileiro João Ricardo Alves aposta alto nisso. No ambiente minimalista de seu restaurante, e sempre bem acompanhado por Alejandro Chávarro, que atua como maître e sommelier, ele propõe três menus degustação de delicadeza, técnica e sabor inusitados (Lunch, Discovery e Carte Blanche).
Quem procura surpreender-se e procura uma experiência gastronómica diferente… eis uma excelente oportunidade! A proposta do premiado chef Vítor Matos, defendida diariamente pela chef Rita Magro (que recebeu o Prémio MICHELIN Jovem Chef 2024), homenageia a obra «Ensaio Sobre a Cegueira», de José Saramago, e procura brincar com o comensal através de um menu surpresa.
Um restaurante único em Alfama, em Lisboa? Este é um daqueles que deve ser sempre levado em consideração, já que, o Pátio de Dom Fradique, está abrigado da agitação turística. A proposta, disponível apenas através de dois menus de degustação (Grenache e Experience), é liderada pelo chef Philippe Gelfi, que, inspirado nas suas origens, propõe uma cozinha contemporânea elegante com raízes francesas.
A poucos metros do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, este restaurante, de ambiente contemporâneo, surpreende com uma ampla cozinha central aberta, que permite apreciar, a todo o momento, o trabalho minucioso da chef Marlene Vieira e da sua equipa. Aqui, poderá encontrar dois interessantes menus de degustação de assinatura, com referências tanto à tradição portuguesa como a alguns sabores de outras latitudes.
Está localizado no hotel The Lince Santa Clara, e honra o seu nome, pois, no interior do antigo Mosteiro do mesmo nome, recuperou uma parte do mesmo, que teve de ser escavada para o trazer à luz. A proposta gastronómica, liderada pelos reconhecidos chefs Vítor Matos e Hugo Rocha, materializa-se em dois menus de degustação intimamente ligados ao mundo marinho e aos produtos da época.
Este restaurante único e elegante, na periferia sul de Braga, surpreende com um bar de degustação à entrada, onde são exaltados os vinhos da região, e uma sala de jantar bem cuidada. Aqui, com um serviço fantástico, há a opção de escolher à la carte, ou dois menus de degustação (Tradição e Inovação), retornando, em ambos os casos, a tradição gastronômica portuguesa de uma perspectiva muito criativa.
O restaurante gastronómico do Vinha Boutique Hotel é um daqueles locais de visita obrigatória, pois exibe detalhes de uma elegância inesperada em cada recanto. A proposta, idealizada pelo famoso chef Henrique Sá Pessoa, e executada por Jonathan Seiller, o chef residente, cativa tanto na opção à la carte como no seu menu de degustação (Identidade), sempre a brincar com os melhores produtos sazonais portugueses de forma contemporânea.
Neste restaurante, cujo nome faz alusão aos quatro elementos da natureza (Terra, Água, Fogo e Ar), o chef Habner Gomes aproxima os comensais da culinária japonesa, e do estilo kaiseki, por meio de um único menu degustação omakase. A proposta, que pode ser apreciada em um balcão de sushi, ou em três mesas, foca em um menu que leva os gourmets a uma viagem por diferentes técnicas japonesas, utilizando produtos sazonais.
Uma estrela verde e cinco novos Bib Gourmands
Com o novo Estrela Verde do Encanto, em Lisboa, passam a ser 6 os estabelecimentos considerados uma referência, em termos de sustentabilidade, em Portugal. Gerido pelo famoso chef José Avillez, e localizado mesmo ao lado do seu Belcanto, com duas Estrelas, surpreende tanto estética como gastronomicamente, pois o seu foco culinário, extremamente técnico, está completamente centrado no trabalho com vegetais biológicos sazonais, provenientes tanto de pequenos produtores locais como da quinta Casa Nossa, que ele próprio possui no Alentejo. A proposta centra-se num menu de degustação único, 100% vegetariano, que fala de sustentabilidade, biodiversidade, aproveitamento integral do produto, reutilização de embalagens… Comer aqui é uma grande experiência!
Quanto ao Bib Gourmand, a distinção mais procurada pelos gastrónomos de todo o mundo, reconhecendo a melhor relação qualidade/preço, apresenta este ano 5 interessantes novidades (Canalha e Pigmeu, em Lisboa; Contradição, em Bragança; OMA, no Porto; e Terruja, em Alvados), com as quais o número total de Bib Gourmand em Portugal sobe para 28 estabelecimentos.
35 novos restaurantes recomendados
Por sua vez, é um prazer ver como a seleção se renova, com 35 novos restaurantes Recomendados (no total, são 116 nesta categoria), o que dá uma ideia do dinamismo culinário do país e do trabalho contínuo que está sendo realizado para fortalecer a oferta.
Entre elas, há opções para todos os gostos, como o interessantíssimo Cibû (Leça da Palmeira), a essência mediterrânica contemporânea oferecida no Le Babachris (Guimarães), ou a surpreendente cozinha criativa de base tradicional que cativou os inspetores no isolado Mapa (Montemor-o-Novo). Por outro lado, entre as novidades, destaca-se a presença de inúmeros restaurantes de inspiração asiática, que demonstram o gosto crescente da clientela portuguesa, e internacional, pela cozinha oriental, em muitos casos numa fusão com a gastronomia local: Avista Ásia, no Funchal; Izakaya, em Cascais; Kaigi ou Tokkotai, no Porto; Omakase RI, em Lisboa.
Publicado em The Portugal News.