sábado, junio 14, 2025
spot_imgspot_img

Últimos Posts

Porto-Portugal: Fim de semana soa a música sacra nas igrejas e capelas da cidade

Dezenas de pessoas assistiram aos primeiros concertos da quarta edição do Festival Internacional do Órgão e da Música Sacra (FIOMS), que ainda vai ecoar nas igrejas e capelas da cidade até 9 de novembro. Este fim de semana traz intérpretes nacionais, mas também austríacos, italianos e britânicos ao vasto património organístico portuense. Sempre com entrada livre.

Na sexta-feira, o FIOMS apresenta-se em dose tripla. Daniel Sousa atua, às 15 horas, na Capela das Almas, António Pedrosa assume a música na Igreja de Santo Ildefonso, pelas 16 horas, e à noite, a partir das 21h30, ouve-se Sophie Magnanini na Igreja da Senhora da Conceição.

No sábado, às 18 horas, a Igreja de São Martinho de Cedofeita recebe Wayne Marshall. No dia seguinte, o FIOMS acontece na Igreja dos Clérigos, num concerto, às 16 horas, a quatro mãos protagonizado por Rui Soares e Nicilò Sari.

 

DR_FIOMS_2024_15.jpg

Adiante, a programação do festival passará por:

– 30 OUT, 21h30 | Mosteiro de São Bento da Vitória – Concerto de Música Antiga, pelo Ensemble Bonne Corde

– 31 OUT, 16h30 | Igreja dos Carmelitas – Concerto de Órgão, por Samuel Monteiro

– 2 NOV | 16 horas | Igreja dos Grilos – Concerto de Órgão, por Juan de la Rubia

– 2 NOV, 21h30 | Igreja de São João Novo – Concerto Sinfónico, pela Orquestra Sinfónica da ESMAE

– 3 NOV, 16 horas | Igreja de Nossa Senhora da Lapa – Concerto Coral-Sinfónico, Requiem de Verdi, interpretado por Raquel Paulo (soprano), Cátia Moreso (meio-soprano), Sérgio Martins (tenor), Rui Silva (baixo), Coro Polifónico da Lapa, Coro da Associação de Música Sacra de Braga, Coro Juvenil Pró-Música e Orquestra Filarmónica Portuguesa, sob direção de Osvaldo Ferreira.

O festival de música sacra termina a 9 de novembro, na Igreja da Lapa, pelas 21h30, com um concerto concerto interpretado pelo norte-americano Cameron Carpenter.

No total, o FIOMS traz 38 concertos a 33 igrejas em 11 municípios do Grande Porto e região Norte. São mais de 400 intérpretes, entre organistas, coros e orquestras.

Publicado em Porto.

Latest Posts

No puedes perderte