Portugal tem sido um sucesso entre aposentados há muito tempo. A International Living recentemente o classificou como o melhor país da Europa para aposentadoria. Mas muitos dos que se mudam para lá não estão buscando simplesmente colocar os pés para cima no sol.
Para Patricia Wells, mudarse do Reino Unido para Portugal nos seus últimos anos foi o início de uma nova aventura. Ela explica: “Na aposentadoria, estávamos procurando um desafio na nossa ‘Terceira Era’: uma nova experiência, uma cultura diferente e a oportunidade de adquirir outro idioma.”
Patricia faz parte de um grupo crescente de aposentados que não querem simplesmente parar, eles querem se reequilibrar e explorar, além de poderem socializar, aproveitar atividades culturais e se concentrar na saúde e no condicionamento físico.
Portugal tem muito a oferecer para aqueles que buscam fazer isso em algum lugar tranquilo e seguro. O país está em 7º lugar no Índice Global de Paz de 2024; o Reino Unido está em 34º . Portugal também ostenta a 16ª menor pontuação no índice de criminalidade da Europa, de acordo com o Numbeo Crime Index.
Além da tranquilidade e do sol, Portugal também oferece uma riqueza de atividades culturais, com tudo, desde arte e música até filosofia, sendo muito respeitado. O clima melhor é, claro, uma parte intrínseca do apelo, permitindo que os moradores se envolvam em um estilo de vida ativo e ao ar livre quase o ano todo.
Christina Hippisley, gerente geral da Câmara de Comércio Portuguesa no Reino Unido , que organiza o Moving to Portugal Show and Seminars , de entrada gratuita , viu uma mudança notável nos últimos anos no que diz respeito ao que os aposentados buscam em Portugal. Ela comenta:
“Portugal ainda preenche todos os mesmos requisitos em termos de acessibilidade, cenário deslumbrante, comida e vinho excelentes e uma experiência de realocação fácil, mas agora oferece algo mais para aqueles que buscam uma vida ativa mais tarde. Vimos novos resorts surgirem que atendem especificamente aqueles que querem se aposentar, ou semi-aposentar, e, assim, começar uma aventura totalmente nova.”
Para pessoas mais velhas, mudar-se para Portugal também é fácil de uma perspectiva de visto. O país fornece um esquema de visto D7 especificamente voltado para pessoas mais velhas que se mudam com uma renda passiva regular. Sob os termos do visto, eles são livres para trabalhar em Portugal também, fornecendo bastante flexibilidade para aqueles que querem reequilibrar lazer e trabalho sem abrir mão deste último completamente.
Para mais informações, entre em contato com a Câmara de Comércio Portuguesa no Reino Unido: www.portuguesechamber.org.uk ou www.movingtoportugal.org.uk , tel. 00 44 7463 689666.
Publicado em The Portugal News.