viernes, julio 12, 2024
spot_imgspot_img

Últimos Posts

ONU Turismo lança a STAR, ferramenta de autoavaliação digital para destinos rurais

STAR, Self-assessment Tool to Assist Rural Destinations, é uma ferramenta de autoavaliação online destinada às autoridades públicas locais dos destinos rurais que visa apoiar os destinos rurais a avaliar e comparar os seus recursos, políticas, práticas e desenvolvimento de acordo com as orientações da ONU Turismo, proporcionando uma autoavaliação e aferição do seu nível de desenvolvimento turístico.
Através desta autoavaliação é possível determinar os pontos fortes e fracos dos destinos, no âmbito das políticas, estratégias e intervenções do setor do turismo, tendo em vista a promoção de um desenvolvimento sustentável turístico, contribuindo para o crescimento global das comunidades rurais.
A ferramenta ​STAR está disponível para todos os destinos rurais dos países membros da ONU Turismo. As autoridades interessadas na utilização desta ferramenta para avaliar seu desenvolvimento turístico, obtêm um guia de recomendações para implementar um modelo de turismo sustentável, inclusivo e inteligente.
Com base nas respostas únicas de cada destino, a STAR gera um conjunto de recomendações personalizadas que se centram principalmente em áreas de atuação prioritárias, com especial foco no planeamento estratégico, marketing, promoção, formação e educação, elaboração de políticas, diversificação de produtos e serviços, infraestruturas, preservação ambiental e cultural, colaboração com atores locais, acesso a financiamento, dados ou medição de resultados, entre outros aspetos.
A STAR foi criada pelo Programa de Turismo para o Desenvolvimento Rural da ONU Turismo, que visa promover o papel do turismo na valorização e preservação das zonas rurais, juntamente com as suas paisagens, sistemas de conhecimento, diversidade biológica e cultural, valores e atividades locais associadas. O Programa dá prioridade a abordagens inovadoras e transformadoras para o desenvolvimento do turismo em destinos rurais que contribuam para os três pilares da sustentabilidade (económico, social e ambiental), em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Publicado em Turismo de Portugal.

Latest Posts

No puedes perderte