Montagem de estandes começa a dar forma à Festa da Uva 2019 nos Pavilhões

Mudanças na arquitetura e comercialização dos espaços permite mais conforto aos expositores e ao público

 

           Caxias do Sul (RS) – A montagem dos estandes da Festa da Uva 2019 começa a mudar o cenário no Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos para receber o público de 22 de fevereiro a 10 de março, em Caxias do Sul (RS). O piso térreo do Centro de Eventos, que será chamado de Pavilhão Nostra Itália, contará com a presença de restaurantes de gastronomia italiana, histórico das famílias e espaço para entidades representativas da Serra Gaúcha. Entre as entidades já confirmadas estão Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul (CIC), Câmara de Vereadores, Associação de Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Microempa) e Universidade de Caxias do Sul (UCS). “O local também contará com a tradicional mostra de uvas da região, além de um palco para apresentações, com destaque para músicas típicas e regionais”, frisa o diretor Executivo da Comissão Comunitária da Festa da Uva 2019, Luciano Pereira.

A concepção do Pavilhão Itália levou em conta o público que tem curiosidade em saber como a culinária típica dos colonizadores de Caxias do Sul evoluiu, e o que mudou na gastronomia italiana. “Parte deste pavilhão é para o público que busca uma culinária mais elaborada, que tem curiosidade em saber como são os pratos servidos hoje na Itália. É uma culinária contemporânea”, destaca Pereira. Ao todo, serão dez restaurantes com cardápio diferenciado. No Nostra Itália também serão instalados bares de vinho, proporcionando aos visitantes a possibilidade de degustação de mais de 50 rótulos dos principais vinhos da Serra Gaúcha. No local, o público encontrará, ainda, produtos de agroindústrias, como queijo, salame, copa, chimia, geléias e uvas.

Já o Pavilhão 1, denominado Nostro Negòssio, também contará com novidades. A mudança, conforme Pereira, busca qualificar a exposição industrial e comercial, uma vez que reduziu o número de estandes e ampliou o tamanho dos espaços. “Com isso, melhoramos o fluxo, porque o projeto arquitetônico permite que a passagem seja mais ampla para que o visitante possa visualizar o que tem em cada um dos lados e decida livremente por onde quer circular”, destaca do Executivo. Dos 103 espaços disponíveis, 97% já foram comercializados.

 

Nostra Gente – No Pavilhão 2, chamado Nostra Gente, estarão à venda os tradicionais pães e cucas da Serra Gaúcha. Na praça de alimentação, os visitantes vão encontrar lanches variados, como crepes, xis, cachorro quente, pastel, pizza, queijo e polenta. “Serão 26 espaços com gastronomia diferenciada e lanches rápidos, além de pratos típicos da culinária italiana, que nos lembram da casa da nona e do nono e que fazem parte da nossa história”, salienta a coordenadora de Feiras, Celia Marin. Nos acessos principais, ganham destaque a culinária gaúcha e a Vila dos Distritos, bem como o Espaço da Agroindústria Familiar, onde os associados da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) vão expor pães, biscoitos, queijo, salame e geleias.

 

Vila dos Distritos – A cultura, o turismo, a gastronomia e a produção dos distritos de Caxias do Sul estarão em evidência num espaço especialmente preparado para as localidades. A Vila dos Distritos contará com a participação de Ana Rech, Criúva, Desvio Rizzo, Fazenda Souza, Forqueta, Galópolis, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva e Vila Seca.

Crédito fotos: Ana Cristina dos Santos

 

Informações para a imprensa:

Ana Cristina dos Santos (51) 999947122

Aline Ecker (54) 99137-2992

Four Comunicação (51) 3715-5961/3056-4403

31 de janeiro de 2019