9.7 C
New York
lunes, enero 30, 2023
spot_img

Últimos Posts

Convention Bureau de João Pessoa atraiu 450 mil turistas e injetou R$ 1 bi na economia

O Convention Bureau de João Pessoa completou 20 anos de criação e reuniu, na noite de quarta-feira (23), representantes do trade paraibano para celebrar a data. No discurso, o atual presidente Marcus Abrantes, falou sobre a trajetória da entidade, das parcerias e destacou alguns dados que representam a importância do trabalho que vem sendo feito para o incremento da economia da capital paraibana. De acordo com Abrantes, nessas duas décadas, o Convention Bureau já captou mais de 200 eventos, atraiu 450 mil turistas e injetou cerca de R$ 1 bilhão na economia local. 

E o trabalho não pode parar. No momento de festa, Abrantes anunciou a promoção de quatro workshops em 2023, nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Brasília (DF), considerados mercados estratégicos nas ações de captação de eventos. Durante esses encontros, empresários receberão informações sobre o potencial de João Pessoa como um destino para eventos, enfatizando a infraestrutura da rede hoteleira e a qualidade do Centro de Convenções, inserido no Complexo do Polo Turístico do Cabo Branco.

Abrantes disse ainda, que o período da pandemia da Covid-19 representou uma reviravolta em todos os segmentos da economia e o turismo de eventos não ficou imune. Nesse sentido, o empresário afirmou que o setor teve que se reinventar, sair da caixa e buscar novas e inovadoras alternativas para se manter vivo. O executivo citou o surgimento de novos hotéis, equipamentos para eventos e as parcerias com o Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa, que permitirão mais investimentos, principalmente, na divulgação da capital paraibana como um destino de eventos.

Superintendente eleito do Sebrae destaca a parceria

O diretor administrativo do Sebrae da Paraíba, eleito superintendente do órgão a qual tomará posse em janeiro de 2023, Luiz Alberto Amorim, destacou o crescimento do Convention Bureau nesses 20 anos de trabalho, afirmando que o Sebrae sempre foi e continuará sendo parceiro nas ações para captar mais eventos para João Pessoa. Ele lembrou que há 2o anos a cidade tinha apenas o Centro de Convenções do Tropical Hotel Tambaú e o Espaço Cultural José Lins do Rêgo como únicas opções para sediar eventos.

Atualmente, ele citou a abertura do Intermares Hall como uma mostra do crescimento do segmento para a economia da Paraíba. Para ampliar ainda mais esse trabalho, Luiz Alberto disse que é preciso “fazer mais e melhor e a coisa certa. Todos juntos com grandes objetivos”.

Mais eventos esportivos

O secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, afirmou que a prefeitura está à disposição do Convention Bureau para colaborar no trabalho de captar mais eventos para a cidade e comprometida para incentivar a promoção de eventos esportivos. “Os eventos esportivos têm resultado em excelentes números para a hotelaria, que registra bons índices de ocupação a cada competição realizada”, pontuou o secretário.

De acordo com o presidente da ABIH-PB – Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba, Rodrigo Pinto, os eventos têm aumentado entre 20% e 22% na média de ocupação dos hotéis da cidade, alguns, chegam a registrar 100% de ocupação. “As competições estão sendo importantes para todos da cadeia produtiva do turismo de eventos e a prefeitura pretende buscar mais eventos esportivos para a cidade”.

Impacto direto na economia

A presidente da PBTUR – Empresa Paraibana de Turismo, Ruth Avelino, também destacou a importância da criação do Convention Bureau, enfatizando que o órgão tem sido um grande parceiro no processo de divulgação da cidade e captação de eventos. No entender dela, é preciso entender melhor a importância do turismo de eventos. “Ele representa muito mais do que as pessoas imaginam para a economia paraibana. O turismo de lazer e o de eventos são complementares e cada um tem a sua importância”, afirmou a executiva.

Homenagens especiais

A celeridade comemorativa aos 20 anos do Convention Bureau de João Pessoa foi encerrada com a entrega do Troféu Governo Tarcísio de Miranda Burity às pessoas que tiveram participação importante na construção da entidade. Entre os premiados estava o filho de Antônio Jatobá (in memorian), o primeiro presidente e o precursor na criação da instituição. Tiago Jatobá agradeceu a homenagem.

Receberam os troféus o secretário executivo de Turismo de João Pessoa, Ferdinando Lucena; o secretário de Turismo da capital, Daniel Rodrigues, pela prefeitura da capital; a presidente da PBTUR, pelo Governo do Estado; a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae da Paraíba, Regina Amorim; e a presidente do Sindicato das Agências de Turismo e ex-presidente da entidade, Elisia Lopes.

Latest Posts

spot_img

No puedes perderte

spot_img
spot_img