9.7 C
New York
lunes, febrero 6, 2023
spot_img

Últimos Posts

Aumento do calado e Pátio de Regulação de Caminhões darão salto de competitividade

O Porto de Cabedelo, no litoral sul da Paraíba, vai dar um salto de competitividade. Já estão em pleno andamento as obras de construção do Pátio de Regulação de Caminhões de Cabedelo e, nesta quarta-feira (12), está sendo aguardada a chegada da draga Kenford, que ficará fundeada  o canal de acesso ao porto. Na quinta-feira, a embarcação atracará no berço 107 e será inspecionada pela Capitania dos Portos da Paraíba na sexta-feira.

A diretora-presidente da Docas-PB, Gilmara Temóteo, afirmou que o investimento na obra do aumento do calado do porto gira em torno de R$ 90 milhões e vai levar o canal de acesso de 9,14m de profundidade para 11m, além de deixar a bacia de evolução com 300 metros de largura, permitindo a chegada de navios maiores, mais cargas, novas operações, mais competitividade e novos empregos diretos e indiretos.

“Nesse momento está acontecendo a mobilização das dragas, sendo a primeira delas a Kenford, que está prestes a chegar no nosso porto, além de mais duas, que estão navegando nesta direção também e devemos dar mais detalhes nos próximos dias”, afirmou Gilmara.

A diretora-presidente explicou que, com a chegada das dragas e demais equipamentos (balsas, batelões de carga e nivelador de fundo, por exemplo), é solicitada a autorização da Marinha do Brasil para então a dragagem efetivamente começar. Os engenheiros e técnicos já estão no Porto para acompanhar a chegada da draga e também o início imediato da obra, que não vai afetar a movimentação diária do Porto. “As operações vão continuar normalmente, 24 horas por dia e 7 dias por semana”, reforçou Gilmara.

 

Geração de empregos e renda

Já o Pátio Regulador, segundo ela, trará múltiplos benefícios, entre os quais, o aumento da produtividade e eficiência operacional do Porto, permitindo a facilidade de acessos e maior recepção de caminhões, a redução de filas de caminhões na cidade de Cabedelo, “promovendo um melhor gerenciamento do fluxo de veículos e uma melhor relação Porto/Cidade, suprimindo o estacionamento irregular nas vias do entorno do Porto e de seus terminais.”

Gilmara enfatizou também, que a vinda de novos investimentos na área, com o Pátio Regulador, resultarão na geração de empregos diretos e indiretos aos paraibanos, incremento das receitas para a Administração do Porto, aumento da arrecadação de impostos e promoção de infraestrutura de trabalho digna para os caminhoneiros.

Latest Posts

spot_img

No puedes perderte

spot_img
spot_img