Abertas as inscrições para exposição de uvas

Foto: Leandro Araújo

Caxias do Sul (RS) – A Festa Nacional da Uva, de Caxias do Sul, é o momento de celebração da colheita e de confraternização entre produtores e comunidade. Tanto que o espaço onde diversas variedades de uvas ficam expostas no Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos é um dos pontos mais visitados durante o evento. Com a proximidade da abertura da Festa da Uva 2019, em 22 de fevereiro, cresce a expectativa para a chegada da fruta aos Pavilhões. As inscrições para a Exposição de Uvas estão abertas e seguem até o dia 25 de janeiro.

Produtores rurais de Caxias do Sul e da região podem inscrever para expor uvas nas três modalidades, denominadas como variedades isoladas, conjunto de variedades e mostra de uva orgânica ou em transição para orgânica.  A quantidade mínima exigida, para a exposição, de cada variedade é de seis cachos, sendo três para expor e três para reposição. Para expor nos conjuntos, o viticultor tem que apresentar, no mínimo seis variedades de uvas Americanas, Híbridas e Viníferas, sem exigência quanto ao número de plantas em produção. Contudo, o produtor deverá possuir área cultivada com videira de no mínimo um hectare.

Nos conjuntos, o mínimo exigido é de quatro cachos, sendo três expostos e um para reposição. O produtor poderá concorrer na categoria variedades isoladas com as seguintes frutas: Bordô, Isabel, Niágara Branca, Niágara Rosada Cultivo Não Protegido, Niágara Rosada Cultivo Protegido, Lorena, Moscato Embrapa, Moscato Branco, Cabernet Sauvignon, Merlot, Itália, Rubi e Ribol.

Em Caxias do Sul, as inscrições podem ser realizadas na Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na Rua Moreira César, 1686, no Bairro Pio X; na sede da Emater, na Rua Jacob Luchesi, 3181; junto à sede da Ceasa, no Bairro Santa Lúcia; no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na Rua Pinheiro Machado, 2335, no Bairro Centro; e no Sindicato Patronal Rural, na Rua Borges de Medeiros, 87. Nos demais municípios do Rio Grande do Sul, as inscrições poder ser feitas nos Escritórios Municipais da Emater-RS/Ascar.

 

Requisitos – Para se inscrever, o produtor deverá apresentar carteira de identidade, CPF, talão de produtor rural e o Cadastro Vitícola. A premiação para as melhores uvas expostas será uma viagem para uma Região Vitivinícola. O regulamento completo para participar da Exposição de Uvas pode ser acessado pelo link: Regulamento.

 

Informações para a imprensa:

Ana Cristina dos Santos (51) 9 9994-7122

anacristina@fourcomunicacao.com.br