De pratos típicos italianos a lanches rápidos, Festa da Uva tem 100 pontos de gastronomia

Há ainda a área dos distritos e da agroindústria familiaronde o público encontra pão, queijo, salame, geleias e biscoitos

Caxias do Sul (RS) – Polenta com molho, brustolada ou frita, sopa de capeletti, massas, tortelle e galeto são os pratos típicos da culinária italiana mais procurados no Parque de Exposições da Festa da Uva 2019 no Nostra Itália (Centro de Eventos). As batatas também são um dos atrativos e para quem gosta do lanche rápido há diversas opções: no cone, rústica, no palito, à moda italiana e a campeã de vendas: a batata no palito com cheddar e bacon (foto). Pizzas, sanduíches com pão caseiro, queijo e salame, são outros dos lanches mais procurados. O público encontra 100 opções gastronômicas em todo o parque e ainda pode apreciar as delícias produzidas nos distritos caxienses que são comercializadas no espaço Nostra Gente e oprodutos da agroindústria familiar. A festa, que iniciou dia 22 de fevereiro, segue até dia 10 de março.

Pizza_Foto Leandro Araujo

A atendente Gabriela Oliveira Borges, do Batata no Cone, conta que a movimentação tem sido intensa. “O horário de maior fluxo e em que vendemos muito bem é das 11 às 14 horas e pouco antes dos shows. Os visitantes procuram polenta frita e saem satisfeitos”, conta.

Já Rodrigo Gomes Ferreira, proprietário do Pane e Salute Artesanal, apostou em lanches rápidos para atrair o público. “As pizzas (foto) são nosso diferencial porque são lanches rápidos e podem seguir o passeio sem precisar sentar para saborear. Essa foi nossa estratégia para ter movimento o dia inteiro. E neste espaço somos os únicos que têm sobremesa, como o sorvete italiano e o pastel de Belém”, ressalta.

O Nostra Itália conta ainda com um diferencial: gastronomia italiana contemporânea. Os visitantes podem saborear pratos do tradicional Restaurante Biffi, de Milão. Os pratos mais tradicionais do Biffi, como ossobuco, risotos, espaguetes e tiramisù estão no cardápio.
Ao percorrer o parque, os visitantes ainda encontram sorvetes, picolés, paleta mexicana, amendoins, rapaduras e demais guloseimas. No Nostra Gente (Pavilhão 2), o público encontra 30 opções gastronômicas. Pratos típicos gaúchos, comida italiana e lanches rápidos dividem espaço com doces que atraem o interesse do público tanto pelo formato como pelo sabor.

Entre os pratos mais procurados está ala minuta, costela na baguete, entrevero, entrevero no pão (foto) e espetinhos. Francisco de Assis Moreira de Carvalho, proprietário do restaurante Bom Sabor, conta que a porção na tábua também é um dos atrativos. “Temos entrevero e lanches mais rápidos. Um dos pratos mais vendidos é a nossa porção na tábua ou na bandeja, porque podem dividir em quatro pessoas, e é um prato que chama a atenção”, destaca.

Entrevero_Foto Leandro Araujo

Pastéis, xis, crepes, cachorro-quente, pizzas e sanduíches típicos italianos também deliciam o público. No espaço há ainda venda de produtos da agricultura familiar e do espaço dos distritos caxienses que comercializam pão, salame, queijo, biscoitos e geleias.
Entre os doces, destaque para o pretzel de chocolate ou nutella (foto), vindo da Alemanha, churros, e uma novidade da Festa da Uva 2019 , o Bubble Waffle (foto). O proprietário Gilberto Carvalho, de Santa Catarina, está participando do evento pela primeira vez: “A massa de waffle, cheia de bolhas crocantes, no cone, acompanhada de sorvete e demais guloseimas chama a atenção pelo formato também. Preparamos uma opção com sorvete de uva e temos vendido bem”, ressalta.
Para quem é fã de doces há também um espaço destinado apenas à comercialização desse tipo de comida no Nostra Gente (foto). O visitante pode ainda conhecer os vinhos e sucos de uva produzidos em Caxias do Sul e região e provar o chope de vinho que está à venda na Cooperativa Vitivinícola de Forqueta.